2 de dez. de 2015

Fotografia de Gastronomia

Olá pessoal, muitos acham que fotografar é somente apontar a câmera e apertar o botão, bom este era o conceito de Eastman Kodak quando inventou a fotografia popular, mas isto não significa que devemos nos ater somente a este conceito, a fotografia é a escrita com a luz, é gravar a luz em um material sensível (filme que hoje transformou-se em pixel), mas para gravarmos esta imagem de forma correta devemos saber como controlar e posicionar a luz.

Neste tópico estarei abordando a fotografia de gastronomia. Tenho visto em minha cidade nos outdoor, revistas, cardápios verdadeiras proezas em fotografia de gastronomia, cada prato que nem pagando dá vontade de comer (pela foto). A fotografia na gastronomia tem que ser muito perfeita, para que o leitor sinta verdadeira vontade de lamber a foto, tal é a perfeição de cores, foco e detalhes da foto.

Isto você consegue posicionando suas luzes de forma correta, e de modo a ter as cores realçadas e e a textura dos alimentos acentuada, assim o leitor tem a perfeita sensação do prato que irá receber. Fazer fotos com pouca profundidade de campo em gastronomia não é muito salutar, pois pode fazer com que o prato fica sem definição e o produto não seja perfeitamente visto.

Uma iluminação que fica fácil e dá para percebermos todas estas nuances de cores e texturas é a que segue abaixo, com ela fotografei a maioria dos pratos ilustrados, vejam que a cor e a textura dos pratos estão bem realçados dando até para imaginar o sabor e o cheiro do prato.

Bom espero ter ajudado um pouco para que as fotos de gastronomia tornem-se mais "saborosas" aos nossos olhos.




















Um comentário:

Deixe aqui seu comentário, terei o maior prazer em lê-lo e responder.