21 de nov. de 2015

Iluminação - Luz Natural + Flash

Olá pessoal, voltando  a escrever e publicar no meu blog segue ai uma dica incrível para suas fotos: Luz Natural.

Sempre ouço de muitos colegas que estão iniciando e mesmo os que já tem algum tempo na fotografia que "Adoram fotografar com Luz Natural", também gosto muito, mas não como vejo normalmente os colegas fotografarem.

Muitas vezes fazem as fotos sem ao menos pensarem no resultado, apenas confiando na edição final. Porque não fazer a foto correta e esquecer a edição? Fotografar com luz natural ao contrário de que muitos pensam é muito mais difícil, porque se você não fizer a fotometria correta você pode ter dois tipos de fotos que não são agradáveis e nem tecnicamente corretas: Fotos com fundos estourados ou fotos com temas subexpostos.

Para a fotografia com luz natural gosto muito de ter sempre o sol contra minha lente, ou seja uso o sol sempre como uma luz de recorte, onde terei sempre os cabelos dos modelos com brilho e separados do fundo dando um relevo maior à fotografia. Mas se fizermos assim sem preencher a frente teremos uma foto com fundo perfeito mas a frente estará escura (subexposta).

Portanto para fazer uma foto linda e bem iluminada o melhor a se fazer é fotometria o fundo e iluminar a frente. Nos exemplos abaixo vamos entender melhor o que estou falando.










Nesta foto a fotometria foi feita no fundo para que o mesmo não ficasse escuro nem claro, o desfoque foi conseguido com uma lente 2.8 da Canon.





Aqui vemos o esquema
que usei para poder conseguir 
esta luz perfeita em seu cabelo 
e a frente de nossa modelo, sempre que uso 
o sol como luz de recorte coloco meu 
flash para fazer o preenchimento da frente
da foto na posição que possa favorecer a 
fotografia e a modelo dando volume, textura e
a dosagem certa de sombra e luz.


Notem na foto que os cabelos tem um brilho todo especial dando vivacidade à sua foto, fundo e frente estão separados pela luz de recorte (sol).






Nesta segunda foto, passei ela para P/B para que as luzes pudessem ser melhor vistas, as fotos em P/B mostram sempre com maior clareza o que acontece com a iluminação dando a verdadeira noção de como a luz deve ser tratada. Basicamente é o mesmo esquema da luz anterior, com a diferença que usei a luz do sol bem por trás da modelo e meu flash está à minha esquerda, luz e sombra sempre devem estar presentes em suas fotos, pois somente assim você consegue a tridimensionalidade na fotografia.


Nesta foto usamos o pergolato (armação de madeira ao fundo) para compor nosso cenário, o sol já estava à minha direita, assim não fez sombras projetadas da estrutura de madeira, mas iluminou de forma homogênea o fundo deixando-o claro e bonito, o flash novamente fez o preenchimento da fotografia, notem que a modelo está destacada do fundo por dois motivos: a luz que vinha do fundo projetada pelo sol e a pouca profundidade de campo com que fotografamos.


Já nesta foto usei a projeção de linha que o sol fez através da estrutura de madeira para poder dar um toque especial a mais na foto, o flash foi colocado de forma a iluminar mais o rosto para que a foto não tivesse sombras duras projetadas no rosto da modelo, pois queria evidenciar sua beleza.


E por fim temos esta fotos que acho que é uma das mais bonitas de todo o ensaio e foi produzida totalmente contra a luz do sol:


Esta foto definitivamente sem o flash de preenchimento sairia péssima, e corrigi-la no software de edição seria um caos, pois o que mais vejo é que quando os colegas corrigir esta foto no software usam rebaixar o preto a recuperar sombras, mas ai a foto fica totalmente sem graça e contraste, usar o rebatedor seria uma solução também, mas ele reflete a luz do sol com muita intensidade e isto ofusca os olhos da modelo causando incomodo, por isso prefiro o flash pois ele á uma fração de segundo e a luz fica perfeita e homogênea.






Fazer esta foto contra o céu sem usar softwares de edição é muito simples: Fotometria o fundo, colocar a câmera em manual com a fotometria encontrada, ligar seu flash, colocar a carga necessária para obter a mesma iluminação que fotometrou, pronto, dirigir e fazer o clic, fácil não é?

Bom pessoal aqui fica minha dica: estudar e testar é muito importante, fazer experiências e testes somente com amigos, nunca com clientes, fotografia é arte e deve ser levada a sério.

Rebatedores, flashs, só funcionam bem se estiverem próximo ao que vamos fotografar (modelos) e o flash sempre deve ser off shoe (fora da câmera) para que o resultado sempre sempre o melhor possível.


3 comentários:

  1. Amei! Explicou de forma bem simples e clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Karla Nicassia, continue me acompanhando para novas dicas. Abraços

      Excluir
  2. Mesmo ainda não tendo a prática, gosto demais destas dicas. Fico encantado. Espero começar meu curso de fotografia em breve. Um abraço e muito sucesso, Mauro.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, terei o maior prazer em lê-lo e responder.